top of page

A Tábua de Esmeralda

Segundo a mitologia grega, acredita-se que uma tabuleta feita de esmeralda foi encontrada no túmulo de Alexandre ou no túmulo de Hermes. Essa original e suposta tábua foi escrita em caracteres fenícios, sendo que, as mais antigas referências a ela que se conhece, são árabes, e remontam ao séc. IX.

Tabua de Esmeralda.jpg

Trata-se de uma descoberta única, por dois motivos: a de se expressar através de termos alquímicos e por constituir a base filosófica ou metafísica da Alquimia. Por causa do misticismo envolvente do conhecimento que se obtém desta tábua, surgiram diversas versões e interpretações que diferem em alguns pontos significativos. Entretanto, as versões latinas e as germânicas, encontradas no Anfiteatro da Eterna Sabedoria, de Heinrich Khunrath, apresentada numa série de discursos sobre “Símbolos”, parecem ser tratadas com bastante seriedade.

A seguir, os escritos extraídos da Tábua de Esmeralda, traduzido por R. Phelps em seu livro “Amphitheatre”, de Khunrath:

“Verdadeiro, sem falsidade, certo e mais do que real, aquilo que está embaixo (ou inferior) é como aquilo que está em cima (ou superior), e o que está em cima é como o que está embaixo para cumprir as maravilhas de uma coisa.

Assim como todas as coisas são criadas (ou restauradas) de uma coisa, pela vontade e comando (ou pela meditação) do único que a criou, assim todas as coisas são nascidas (ou provêm) desta única coisa por prescrição e união (ou adaptação).

Seu pai é o Sol, sua mãe a Lua, o vento a carrega em seu ventre, sua ama é a Terra.

Este é o pai da perfeição em todo este mundo. Seu poder é perfeito quando transformado em terra; por isto deves separar a terra do fogo, e o sutil do rude e grosseiro, mas com amor, com grande compreensão e discernimento.

Ela sobe da terra ao céu e do céu vem novamente à terra e de novo recebe o poder do Em Cima e do Embaixo.

Deste modo, terás o esplendor de todo mundo. Toda a falta de compreensão e de capacidade te abandonará.

Este é o maior de todos os poderes, pois pode sobrepujar toda a sutileza e pode penetrar tudo o que sólido.

Assim foi criado o mundo. Assim originaram raras combinações e maravilhas são forjadas; esta é a maneira de agir.

Por isso sou chamado Trismegisto, pois possuo as três partes de sabedoria do mundo. Tudo o que eu disse a respeito do trabalho do Sol está cumprido.”

Hermes.gif

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Pesquisa por "Tags"
Siga-me
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page